Com investimento de R$ 14,9 bilhões, Transnordestina vai gerar 5 mil empregos; Lula e WD visitaram a obra

06/04/2024

O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) integrou a comitiva do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ao Ceará, nesta sexta-feira (5/4) e visitou obras da ferrovia Transnordestina. Integraram a comitiva os ministros dos Transportes, Renan Filho; Desenvolvimento Regional Waldez Góes; Educação, Camilo Santana; Casa Civil, Rui Costa; a primeira dama Janja Lula da Silva, dentre outros.

Considerada a ferrovia de integração e do desenvolvimento do Nordeste, a Transnordestina possui uma extensão de 1.206 km, passando por 53 municípios nordestinos a partir de Elizeu Martins, no Piauí, até o porto de Pecém, no Ceará. Trata-se um investimento de orçado sem R$ 14,9 bilhões.

De acordo com o ministro Wellington Dias, é uma obra de grande importância porque integra o semiárido brasileiro. Além disso também tem o aspecto social, pois esses investimentos vão gerar renda com cerca de 5 mil empregos diretos, o que resultam em melhoria da vida do povo. "A Transnordestina liga a região do MATOPIBA, assim conhecida a integração dos cerrados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, uma das regiões que mais cresce economicamente no Brasil, com destaque para produção de grãos, passando por importantes jazidas minerais, como as reservas de ferro, gesso, mármore, dentre outros minérios, na divisa do Piauí com Pernambuco e Bahia, além da fruticultura, como destaque para o melão e o caju, explica o ministro.

Dias lembrou que a ferrovia foi iniciada em 2006, no final do primeiro governo do presidente Lula. Teve suas obras paralisadas, houve mudanças no projeto original, e agora, após acordos sobre pendências junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), a Companhia Ferroviária Transnordestina foi retomada. "A visita do presidente Lula a trechos da obra em andamento, na região de Iguatu, no Ceará, com a presença do governador Elmano de Freitas, diversos ministros, simboliza o compromisso do governo federal com investimentos para acelerar o desenvolvimento da região Nordeste", destacou Dias.

O presidente Lula falou do seu compromisso em concluir a Transnordestina não só porque ela gera emprego ou porque facilita a vida dos três estados nordestinos, mas por uma necessidade de se ter um sistema intermodal de transportes. "A Transnordestina é importante porque o Brasil se transformou num país rodoviário. E um país para ser mais produtivo não pode abandonar as ferrovias, tem que ter rodovia de qualidade, ferrovia de qualidade e hidrovia também. Tem que ter um sistema intermodal de transporte para utilizar todo o potencial para transportar gente, transportar carga, e, também, baratear as coisas para nosso povo", diz o presidente.

Lula disse que o compromisso da empresa é poder terminar as obras até o primeiro trimestre de 2027. "Se depender do governo, a gente vai terminar, porque o governo vai cumprir todos os acordos firmados e não vai permitir que falte recursos", discursou o presidente.

O Diretor presidente da Transnordestina (TLSA), Tufi Daher Filho, disse que vai ser um sonho realizado no ano de 2025 fazer os primeiros transportes de soja e milho de São Miguel do Fidalgo, no Piauí, até a região de Iguatu. Ele espera que até o ano de 2027, poder concluir essa importante obra.